Estamos próximos de adentrar na terceira década do século vinte e um, mas a maioria dos modelos de negócios do mundo são formas de trabalho concebidas sem levar em consideração a era digital. Não é para menos, visto que a explosão da internet e da mobilidade é um fenômeno que teve início há uma década e se consolidou há apenas 6 ou 7 anos. Dessa forma, mesmo que a sua empresa possua menos de 10 anos de idade, muito provavelmente o modelo de negócios (como ela transforma trabalho em riqueza) por ela utilizado é bem mais antigo do que isso. Algo urgente precisa ser feito ou esses negócios sucumbirão, pois além da revolução da internet de duas décadas atrás, estamos no limiar de novas revoluções digitais advindas da Inteligência Artificial, Internet das Coisas, criptmoedas e Big Data.
Nesse contexto, Reengenharia Digital é uma proposição de trabalho para modernizar e preparar empresas para a era digital, através de uma inovação sistemática e técnica focada no cliente e não em tecnologia. O cliente, com hábitos digitais, tem suas necessidades atendidas por meio do mapeamento e melhoria da conveniência e, por consequência, da sua experiência total. Essa melhoria é alcançada via a criação de uma nova proposta de valor, principalmente em questões de redução do esforço para contratar e utilizar os produtos e serviços da empresa. A nova proposta de valor é entregue via processos de negócios, que são automatizados, ampliados para fora da companhia e melhorados via inteligência artificial. Perceba que, embora a tecnologia seja uma ferramenta relevante, o foco da alteração de valor está na conveniência do cliente.
Dessa forma, a Reengenharia Digital tem como objetivo ajudar as empresas a repensarem como elas entregam valor a seus clientes e fazem o seu trabalho, a fim de atender às novas expectativas dos novos clientes (agora, digitais), reduzir os custos operacionais e se tornarem competidores de classe mundial. Esse reprojeto da proposta de valor, da operação, dos processos e da promoção se faz necessário, pois as mudanças no contexto mundial foram rápidas, aceleradas e bastante impactantes. Nesse ponto, friso a importância de um verdadeiro repensar , pois se o processo de melhoria não for feito apropriadamente, com um olhar realmente novo, não baseado nas premissas passadas, mas visando possibilidades futuras, que são muitas, o trabalho realizado muito provavelmente falhará em entregar o resultado pretendido.
Com isso, podemos dizer que fazer Reengenharia Digital é utilizar-se de pessoas e tecnologias para gerar valor para pessoas, através do redesenho da proposta de valor, da operação e dos processos. Ao final de um processo de Reengenharia Digital, é criado um alinhamento dos produtos e da empresa com as novos consumidores, de forma rápida e sem traumas organizacionais. Embora possua caráter de mudança radical, a boa notícia é que a sua aplicação é segura pois é orientada sem a necessidade de inovações radicais ou disruptivas.
A Reengenharia Digital é para todas as empresas, de pequenas a grandes, principalmente as tradicionais. Se você quiser saber mais sobre essa ferramenta que pode implementar mudanças impactantes no seu negócio, um manifesto completo pode ser encontrado no livro INOVE OU MORRA ou em nossos treinamentos!
Um abraço!